Pesquise no Blog do Boratrampar!

Os 7 Pecados Admissionais

Postado em 23/11/2017 - Texto de Fernando Neves da Silva


Categoria: Recolocação


Os 7 Pecados Admissionais

A entrevista, aquele momento tão aguardado e esperado, gera um mar de expectativas em nossas mentes e corações, mas será que você está realmente preparado? Será que se conhece como deveria?

Se não tem as respostas ou se estiver em dúvida, aqui vão 7 dicas

1 - Currículo: É muito importante estar casado com ele no dia da entrevista, mas atenção!! Não precisa dar uns amassos no coitado, o aspecto visual irá influenciar e pode ser parte do seu cartão de visitas.

2 - Sinceridade: Seja honesto e verdadeiro sempre. Imagine você caminhando sobre um lago congelado, em um primeiro momento vai parecer firme e seguro e talvez se mantenha sólido por um bom tempo, mas não para sempre. O problema da mentira está aí, você nunca saberá até que ponto o lago é sólido, e mesmo durando por algum tempo ainda poderá se afogar nele.

3 - Qual seu objetivo? Não leve frases feitas e nem clichês, sabemos que essa hora aperta e realmente é comum dar voltas, dizer muito e não dizer nada. Então, antes da entrevista faça uma autoanálise sobre os seus objetivos, saiba o real motivo de você estar lá sentado naquela cadeira falando de você para alguém que não conhece. 

IMPORTANTE: Ter ambição e demonstrar que tem um grande objetivo não está errado, mas preste muita atenção, seus objetivos não podem fugir do planeta, assessorar o presidente pode ser muito legal, talvez não seja impossível, mas acredito que é uma aposta bem alta.

4 - “Conhece-te a ti mesmo” (Sócrates): Saber reconhecer suas virtudes e seus defeitos é fundamental. Além de ser um dos principais temas em entrevistas, reconhecer o que você é bom te faz reforçar ainda mais seus aspectos positivos, e identificar seus pontos de fraqueza te conduz a melhoria constante.

OBS: NUNCA! Diga que seu ponto fraco é desorganização em uma vaga que exige organização, por exemplo.

5 - Não seja confuso: Imagine, alguém calmo e nervoso, carismático e envergonhado, no mínimo soa estranho e confuso para o entrevistador. Então, mais uma vez clareza e autoconhecimento é uma das chaves que abrirão o caminho para sua vaga tão esperada.

6 - Esteja bem informado: De forma geral, saiba ao menos o que está acontecendo no mundo, o cenário atual, coisas que podem influenciar pessoas e empresas, como cenário político (governantes, projetos e leis em pauta, reformas, por exemplo) e economia.

7 - Para finalizar: Por quê a empresa deve contratar você? Esse é o momento da conquista, hora de botar aquele brilho no olho, achar lá dentro o que te dá orgulho, prazer, satisfação e a garra para querer estar ali mais do que qualquer um, treine muito isso, pois é o momento de fechar com chave de ouro, de despertar a vontade do entrevistador em ter você na empresa. 

Boa sorte!

Conheça o  Fernando Neves da Silva  no Linkedin.  


Categorias